12 de setembro de 2011

"Somente quem respeita as pessoas ganha o direito de discutí-las, criticá-las ou até de opor-se a elas." (Boff)



Acabei de ler esse livro e gostei. O Autor não aprofunda nenhuma das importantes questões suscitadas na oração de São Francisco, mas faz belas reflexões devocionais sobre os temas.

Aliás, pelo livro fiquei sabendo que o texto da oração de São Francisco não é do Francisco de Assis, mas sim de outra pessoa. Independentemente disso, o fato é que trata-se de uma das mais belas orações que conheço. É simples mas é profunda. É a oração de quem leu e quer viver de acordo com as bem aventuranças.

Desde que vi na televisão, há muito tempo, um filme que tratava da sua vida, cresci admirando Francisco de Assis. Depois, quando li sobre ele e sobre o que ele pregava, me apaixonei completamente. Tenho na minha sala no escritório uma escultura dele.

Como sempre, escolhi pequenos textos pra compartilhar aqui. O primeiro saltou-me aos olhos porque ultimamente tenho conversado com tanta gente que acha que o amor é um sentimento. Gente que diz que o amor acabou...gente que acha que o amor é algo que acaba ou então teria que ser algo capaz de vencer todas as batalhas...veja o que Boff diz:

"O amor não vence todas as batalhas. Ele conhece derrotas. Mas ganha a batalha decisiva e final!"

O segundo trecho que escolhi compartilhar eu grifei por me lembrar imediatamente de algumas pessoas, como aquele Silas Malafaia, e outros...vejam o que diz:

"Somente quem as respeita (as pessoas)ganha o direito de discutí-las, criticá-las ou até de opor-se a elas ..."

Vale a pena fazermos a oração de São Francisco todos os dias!

2 comentários:

Marcondes disse...

muito bom! muito bom!

Márcio Duran disse...

Meu irmão! Que privilégio poder compartilhar algo nesse seu blog tão bacana, fruto de um leitor voraz e que vai sendo transformado.
Complemento (se é que posso complementar o Mestre Boff) com o direito de ser ouvido, que é o que a igreja perde quando não se envolve com os excluídos... Fiquei no 24 Horas de Fome ouvindo a Siméa porque acho que ela ganhou o direito de ser ouvida... entende? Beijo do seu brother, Márcio Duran