1 de junho de 2012

“A mística não assenta sobre o extraordinário, mas é a transfiguração do ordinário.”

Eu não posso entrar em livraria. Não sou consumista, mas ali eu endoido. Esse mês eu fui numa livraria pra comprar um livro, para presentear meu orientador de mestrado, que estava aniversariando, e vi esse aí de cima, do Leonardo Boff. Já li vários dele. Não resisti e comprei.

Demorei a ler porque, depois que inventei esse mestrado, está me sobrando muito pouco tempo. O livro não é de fácil leitura, mas há trechos preciosos. Trago dois para o blog.

“Existe uma categoria intermédia entre a transcendência e a imanência: a transparência. Ela não exclui, mas inclui. Ela participa de ambas e se comunica com ambas. Transparência significa a presença da transcendência dentro da imanência.”

Nos caminhos que trilhei, imaturamente eu vivi sem equilíbrio, ora enfatizando a transcendência na minha espiritualidade (reverência e distância), ora focando em imanência (emoções e antropomorfismos)...a reflexão do texto vale a pena.

Finalizo com uma citação do livro, que tem muito a ver com o momento que estou vivendo:

“A mística não assenta sobre o extraordinário, mas é a transfiguração do ordinário.”
Isso é simplesmente fantástico. É enxergar as sarças ardendo nos desertos da vida. É ver o extraordinário nas coisas supostamente ordinárias!

0 comentários: