18 de agosto de 2009

Conselhos

Eu recebo, de tempos em tempos, críticas por parecer arrogante e auto-suficiente. Por isso, tentando fortemente me desenvolver, me aperfeiçoar e me tornar parecido com Jesus, eu decidi dar ouvidos aos conselhos que recebo de pessoas mais experientes.
Assim, tenho ouvido atentamente esses conselhos e muitos deles realmente me ajudaram bastante. Ontem mesmo eu recebi alguns conselhos que considerei muito interessantes e, por isso, decidi compartilhar aqui nesse espaço.
O primeiro conselho foi o seguinte: “Crie tradições na sua casa, com seus filhos”. Em outras palavras, o meu amigo me disse que valeria a pena ter “coisas” que o meu filho um dia vá se lembrar que fazíamos por tradição e vai dizer: “isso me lembra muito meu pai que todo dia/semana/mês fazia isso comigo.” São boas lembranças de um relacionamento saudável que ele irá querer replicar.
O segundo conselho foi o seguinte: “Proporcione bons momentos com sua esposa, para que vocês possam lembrar deles”. Junto com esse conselho veio a afirmação: “Quem tem boas lembranças atravessa com mais facilidades as tempestades do casamento”. Pensando bem, isso é muito verdadeiro.
Todas as vezes que conversamos, minha esposa e eu gostamos de lembrar das nossas viagens, de como nos conhecemos, paqueramos, namoramos, noivamos e até o dia do casamento. São excelentes lembranças que, nos tempos de crise, nos ajudam a manter o foco, segurar na luta e ter boas perspectivas.
O terceiro e último conselho foi o seguinte: “Tenha tempo com sua esposa e seus filhos, individualmente”. Ou seja, é importante estar com eles, em família, mas é também importante estar a sós com minha esposa e a sós, com cada um dos meus filhos. Esse tempo aprimora a intimidade e desenvolve conexões pessoais inestimáveis.
A Bíblia não entra nesses detalhes, mas eu imagino que Jesus era assim.
Quando os discípulos, no caminho de Emaús, viram Jesus render graças, imediatamente lembraram-se dele, porque era uma tradição boa. (Lc.24:30 - 31).
Deus também mandou que fizessem memoriais para que o povo de Israel se lembrasse dos grandes feitos do Senhor. (Js.4:7)
E finalmente, Jesus, embora tivesse muitos discípulos e doze apóstolos foi muitas vezes visto somente com três desses apóstolos e a um deles chama de discípulo amado. Tinha também um relacionamento todo especial com Lázaro e suas irmãs.
Eu já estou pondo em prática esses conselhos!

0 comentários: