21 de maio de 2010

Coisas que eu não entendo, mas que creio!


No retiro do início desse ano, eu li "Oração" de Philip Yancey. Não sei por qual razão não postei algo sobre esse livro aqui no blog.

O fato é que esse livro me intrigou mais do que abençoou, na medida em que eu me deparei com uma pergunta que, por incrível que pareça, nunca tinha vindo de forma profunda a minha mente: Se Deus já sabe, por que orar?

O livro dá muitas explicações...coisas que eu já sabia e coisas que eu não imaginava, como: oração nos transforma; oração nos aproxima de Deus; oração nos ajuda a reconhecer DEUS e a Sua vontade; Jesus nos ensinou a orar; a Bíblia nos orienta a orar...etc etc...

Acho que disso eu não tinha muita dúvida, e nem estava com vontade de parar de orar...já virou hábito e obviamente funciona...em relação à confissão, adoração, ações de graças e outros assuntos...tranquilo...mas uma pulga ficou na minha orelha: como orar com vigor e fervor por um milagre ou por alguma causa específica, se Deus já sabe, já tem um plano/propósito etc etc?

Foi aí que uns meses atrás eu me deparei na livraria com esse livro de Douglas Kelly (não sei quem é), cujo título é justamente o ponto nodal da questão. Achei eu que iria encontrar alguma resposta objetiva (fui induzido a erro pelo título do livro, que sugere essa resposta), mas me deparei com os seguintes parágrafos:

"Quando pensamos a respeito da oração para o plano de Deus realizar-se em nossas vidas e na de todo mundo podemos ter a perspectiva correta se conservarmos juntas, em nossas mentes, estas duras e tremendas verdades bíblicas. A primeira é que Deus tem um plano totalmente abrangente e inteiramente soberano sobre tudo. A outra é que a oração do homem é realmente eficiente no campo sobrenatural.
Onde quer que estas verdades estejam juntas, um certo processo químico toma lugar. Alguma coisa maravilhosa acontece com aqueles que nelas crêem, conserva-as juntas e as põe em prática. Tem efeito marcante tanto em sua vida de oração como em seu serviço público."

Em suma, é um mistério, assim como é um mistério a Trindade e a dupla natureza de Jesus. Vou orar (rsrsrsrs) pra que, racionalmente, eu consiga manter o fervor e continuar orando...



1 comentários:

Michelly Andrade disse...

É,amigo...
Era neste sentido que eu tentava lhe dizer sobre um motivo de oração que você discordava de eu não orar ao Pai.
Não sei se mudei meu pensamento,mas uma coisa eu sei: a oração nos aproxima de Deus,sim e nos faz percecer o seu cuidado por nós.
Que Ele continue nosdando Graça para entender os Planos dele para nós.