12 de dezembro de 2012

Desaprender e brincar!


Já havia lido muitos textos de Augusto de Franco; assisti a uma palestra dele há muito tempo. Ele escreve muito bem.

Recentemente, minha amiga Susana Leal me enviou esse livro e hoje eu acabei de ler. É muito interessante. Eu não concordo com muitas assertivas do autor, especialmente quando ele entra na esfera da fé e da espiritualidade, mas as reflexões que ele propõe são relevantes.

Gostei muito da parte em que ele mostra que o sucesso tem sido associado a virtude e que isso tem implicado em pessoas se desumanizando, em busca de um sucesso que não aproveitam.

Segundo ele, a sociedade não admite mais pessoas comuns. As pessoas querem ser incomuns (santas, heróis) e não notam que esse querer é o início da bancarrota pessoal. Os meus “heróis” de ontem e de hoje, engraçado, são pessoas que o tempo todo se faziam comuns.

O livro é sobre hierarquia e nele eu fiz uma conexão com um vídeo do Instituto Fonte, com Tião Guerra, que trata de trabalho...segundo os dois (Augusto e Tião), precisamos desaprender muitas coisas...e reaprender a brincar.

Esse voltar a ser criança e alimentar a criança dentro do adulto é algo que não sai da minha cabeça. Meus filhos vão pra escola estudar e brincar...eu vou pro trabalho brincar...porque não... ?

0 comentários: