11 de maio de 2009

Está tudo escrito

Hoje eu decidi escrever (pra me apoderar mesmo disso) sobre uma coisa que vem na minha cabeça já faz algum tempo.

Eu tenho procurado reler alguns livros clássicos e ler outros escritos há muito tempo. Agora estou lendo "Cristianismo Puro e Simples" de C.S.Lewis (breve vou postar a nota na lista ao lado).

E lendo esse livro, lembrei-me de um sentimento que tive quando li "Ouça o Espírito, Ouça o Mundo" de Stott: tudo o que precisa ser escrito no cristianismo já está em papel. Tem muita coisa boa escrita e pouco leitor para essas obras.

Não que eu seja ridiculamente radical de me fechar para novos autores, novas idéias, novas demandas da atualidade e pós-modernidade.

Mas se todos os cristãos lessem a Bíblia, isso já seria o bastante. Se quisessem aprofundar mais um pouco os debates, que lessem três ou quatro livros clássicos, porque o que havia para ser dito, já o foi.

Eu, na minha petulância, de tempos em tempos acho que tive um insight, uma idéia boa, uma tese que precisaria ser sustentada etc...aí vou ler os clássicos e vejo que tudo já está escrito. Eu é que não sabia porque me preocupo mais em inventar e dizer que tive idéias do que ler e procurar viver o Evangelho.

Impressionante...está tudo já dito por aí...é só a gente ler e praticar!

Eu é que não vou ficar atrás de coisas novas. O Evangelho é simples. Vou mesmo é continuar lendo as coisas "velhas" e tentando ao máximo viver o que ali está prescrito.

1 comentários:

Paulinha disse...

Oi meu amor, que sábias palavras. Concordo com você em tudo. Temos mesmo que priorizar a Bíblia que a mais bela carta de amor de Deus para nós.
Te amo, Paulinha.