26 de abril de 2011

Liderança e gestão não são sinônimos!

Uma grande amiga, Susana, está na Inglaterra fazendo um mestrado, na área de sustentabilidade e afins...Como parte das suas pesquisas, ela propôs a alguns amigos a criação de um grupo de apoio, do qual faço parte, que tem como propósito responder a algumas perguntas e construir um currículo de um programa de desenvolvimento para empresários e executivos etc...

Nessa onda toda, ela tem sugerido a leitura de alguns livros e artigos...teve um livro que ela mesmo fez uma resenha, traduziu para o português e nos enviou...trata do seguinte tema: LIDERANÇA NATURAL.

Gostei muito do que li.

Já fiz muitos cursos, li muitos livros e ouvi muita gente falar sobre liderança...na maioria das vezes, propõe-se um estilo mestre (Ex. liderança servidora), ou um aspecto específico (ex.liderança em tempos de crise) ou ainda características especiais a partir de biografias (ex.Neemias, Davi, Moisés, Luther King, Ghandi etc...)...

Mas essa tese chamou minha atenção porque não se propõe nada como sendo o certo ou o padrão...mas vislumbra diversos estilos e características de liderança, a partir da natureza (ex. a liderança entre as formigas, entre os gansos, entre os patos, entre os leões)...e as adaptações que precisam ser feitas pelos líderes na natureza.

Liderança e gestão não são sinônimos. Se até pouco tempo se pensava em liderança transformacional, com maior ênfase nas pessoas, hoje, diante das nossas perspectivas de futuro, já se fala em liderança flexível, responsiva e sobretudo resiliente!

O futuro chega a me assustar, especialmente com notícias de desastres e emergências todos os dias. A resiliência é algo a ser pensado, inclusive e especialmente pelos líderes.

0 comentários: