28 de julho de 2011

Devemos saber que somos espiritualmente pobres (Mt.5:3) e recebermos o dom gratuito de Deus como um presente!



Ainda me preparando para o DI (http://congressodi.tumblr.com/), li esse livro aí. Na verdade a capa é outra pois a edição que mamãe tem é mais antiga!

O livro não é e não é fácil de ler. É fácil na medida que é bem escrito, com excelente didática e indicação de fontes e leituras para aprofundar cada tema. MAs não é fácil por que eu não concordo com muitas das postulações do autor.

Foi um excelente instrumento de pesquisa, mas deve-se ter muito cuidado com algumas expressões e premissas que, na minha opinião, não são do jeito que estão escritas no livro.

Mas ao invés de transcrever algo que tenha a ver com o Jesus Histórico - que é o meu tema do DI - o que mais aproveitei no livro teve a ver com outra linha de estudo que eu estou fazendo, que tem a ver com o Reino de Deus e as crianças.

Vejam esse trecho:

"Tornar-se criança não significa adotar alguma qualidade supostamente própria da criança: a ingenuidade, a pureza, a confiança et. E ainda seria preciso levar em consideração que a realidade dessas qualidades na criança constitui um dado antropológico muito discutível.

Com efeito, esquecemos facilmente que a tendência para a dominação, para aproveitar-se dos outros etc também está presente na criancinha. A concupiscência, na linguagem tradicional da Igreja, atua em todo ser humano, mesmo na criança, antes do uso da razão.

O que Jesus nos comunica é algo muito diferente: aceitem o Reino de Deus como um dom, como um presente, como uma realidade estupenda que vai muito além de qualquer merecimento humano, como uma realidade assombrosa que só o amor de Deus pode oferecer!"

Pois é isso. Devemos saber que somos espiritualmente pobres e recebermos o dom gratuito de Deus como um presente!


0 comentários: