8 de julho de 2011

"Esperançosamente, chegaremos a valorizar os princípios"



Um dia desses um amigo meu de faculdade e "frontman" da nossa banda universitária (Thiago da Matta), me sugeriu a leitura desse livro. No mesmo dia a tarde, recebi a revista da TearFund (Passo a Passo), que também indicava esse livro. Por isso, resolvi comprá-lo.

Eu gostei muito do livro...realmente vale a pena...mas a sensação que eu tive é que eu já li aquilo tudo em outros lugares, com outras linguagens. Algumas coisas eu sei que li do mesmo jeito que estão no livro.

Isso se dá porque o livro é um mega best seller, e muito antigo, de maneira que de 1989 pra cá, as pessoas o reescrevem e o utilizam como fonte pra outros textos, dinâmicas, treinamentos, vivências etc.

De toda forma, escolhi três partes, que eu imagino que não são essenciais do livro e nem muito copiadas, mas que são muito interessantes, para transcrever aqui:

"A importância de entender a diferença entre princípios e valores. Os princípios são leis naturais extrínsecas a nós e que, definitivamente, controlam as consequências das nossas ações. Os valores são internos e subjetivos, e representam aquilo que sentimos guiar mais intensamente o nosso comportamento. Esperançosamente, chegaremos a valorizar os princípios (...)"

"George Sheehan, o guru da corrida, descreve quatro papéis: ser um bom animal (físico), um bom artesão (mental), um bom amigo (social) e um santo (espiritual). As teorias mais sólidas da motivação e da organização abrangem estas quatro dimensões ou moticações - a econômica (física); o modo as pessoas são tratadas (social); o modo como as pessoas são educadas e usadas (mental) e a ajuda, a contribuição, o serviço que a organização realiza (espiritual)"

Devemos expressar as quatro motivações.

"Na natureza, a sinergia está em toda parte. Se você colocar duas plantas lado a lado, as raízes se misturam e melhoram a qualidade do solo, de modo que as duas plantas crescem melhor do que se estivessem separadas. Se você coloca duas peças de madeira juntas, elas aguentarão muito mais do que o peso suportado por cada uma individualmente. O todo é maior do que a soma das partes. Um mais um é igual a três ou mais."

0 comentários: