4 de janeiro de 2009

IEVCA e Retiro

Hoje a noite preguei na IEVCA - Igreja Evangélica Congregacional Aliança (www.ievca.com.br), liderada pelo meu amigo e professor, Pastor Arthur Eduardo. Foi muito proveitoso. Trata-se de uma comunidade muito madura, o que é raro.

Amanhã estarei me ausentando do blog e de todos os outros lugares, pois farei meu retiro, até sexta-feira, no agreste de Pernambuco (Sítio da Pedra Solta - Serra Negra). Certamente, após o retiro, postarei algo para compartilhar.

Abaixo, um trecho da mensagem de hoje proferida na IEVCA:

"O Salmo 41:1 diz: “Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre. O Senhor o livra em tempos de adversidade.” A Bíblia está repleta de conteúdo acerca da missão do povo de Deus em direção do pobre, do necessitado, do abatido e do injustiçado.

Há algum tempo, a sociedade tem sido exposta a muitas informações acerca da responsabilidade social empresarial, cidadania, ética e outros conceitos dessa natureza. Porém, pouco se vê de esforços organizados cristãos que demonstrem o interesse da igreja pela causa do pobre.

Ou seja, a atuação prática cristã voltada mais para a edificação pessoal e proclamação verbal do evangelho não é proporcional à intensidade da revelação (bíblia) sobre a urgência da causa do pobre e ao contexto social em que vivemos.

John Stott diz que a polarização desequilibrada na igreja mostra que há alguns exclusivamente preocupados com evangelismo e outros com ações político-sociais, e arremata dizendo que em nosso caso (protestantes) a falha característica é a primeira: proclamamos, mas não agimos e nem nos interessamos pelo pobre.

É certo que há o IDE, mas há também comissões para cuidarmos dos pobres, das viúvas etc. Onde estão os cristãos agraciados com os dons de misericórdia, de socorro, de serviço?

Penso que seja a hora (ou já passou da hora) de os cristãos decidirem investir nas iniciativas socialmente responsáveis, em suas mais diversas frentes, e de a igreja ser protagonista nesse processo de fortalecimento da sociedade civil organizada, mostrando-se ao mundo e salgando essa terra, seguindo a Jesus."

Até a volta.

0 comentários: