22 de outubro de 2010

Bono, do U2, cantor, empresário, ativista político e humanitário. Cristão!



Acabei de ler esse livro. Trata-se na verdade do registro de diversas sessões de conversas que o Autor (Michka Assaias) teve com o cantor, ativista político e humanitário, empresário...cristão...Bono (U2).

Achei que iria passar um mês lendo esse livro pois ele é muito grosso (320 páginas) e ainda por cima está em inglês. Mas o fato é que, por ser tão bem escrito e por se tratar de conversas registradas, perguntas e respostas, entrevistas, desabafos...a leitura é instigante.

Essa semana, para se ter uma idéia, eu não fui pro jogo do Náutico na terça-feira, não assisti a qualquer jogo na televisão na quarta e nem na quinta, só para ler esse livro depois que Paula e os meninos pegavam no sono.

Uma das muitas coisas que me fascinou nesse livro foi o fato de que esse cidadão, apesar de ser uma das maiores estrelas do pop-rock mundial, apesar de ser tão engajado em questões humanitárias e sociais, apesar de ser multimilionário, tem tempo de se dedicar à oração, leitura das escrituras, meditação e outras disciplinas espirituais.

O que é muito legal é que, apesar de ele ser quase “adorado”, ele não se considera melhor ou maior do que ninguém, espiritualmente falando. Ele tem a ciência de que é espiritualmente pobre (Mateus 5:3 - NTLH).

É claro que ele não é perfeito e alguns podem dizer que ele não seria o que poderíamos chamar de um “excelente testemunho”, especialmente nas igrejas mais conservadoras. Isso, num certo sentido, é bom, para acabar com essa mania que as pessoas têm de se projetar em outras pessoas. Tem gente que não consegue ver um líder cair, pecar publicamente, que tem a sua fé abalada (fé em DEUS e fé na igreja). Mas isso é assunto pra outro livro...pra outro post.

Vou traduzir (livremente) e colar aqui em baixo um trecho da fala de Bono nesse livro:

“A gente às vezes cai mesmo em depressão...a gente também peca, comete erros...mas eu tenho a minha fé que me ajuda muito. Você tinha me perguntado antes sobre em que eu penso quando acordo. Aí está, penso em Deus, me entrego a Ele. Algumas vezes eu sinto a Sua presença claramente, outras vezes eu não sinto e me sinto sozinho. Eu então fico imaginando onde Deus está – não quero parecer muito dramático aqui mas – fico perguntando: Deus, onde está você? Normalmente a resposta é a seguinte: Eu nunca fui a lugar algum. Estou sempre aqui. E aí eu vejo que em algum momento eu me vendi e me afastei dEle. Esse processo não é tão simples como eu aqui descrevo, mas em outras palavras é isso que acontece e que as vezes demoram dias, semanas, meses etc.”

Bono tende a valorizar a verdade, ainda que seja dura e milite contra seus próprios interesses (imagem).

O livro trouxe excelentes reflexões acerca de liderança, arte, engajamento social e outros assuntos. Vale a pena, especialmente pra quem já acompanha a carreira dele.

2 comentários:

Robi disse...

E você não queria nem ficar com o livro pois disse que não ia ler.
De nada!
:)))

Patty disse...

Oi Ivanzinho, tudo bem?
Fiquei com MUITA vontade de ler este livro mas já procurei em várias livrarias e eles não tem (Inclusive livrarias internacionais).Seria possível vc me emprestar?
bjs
patty