4 de outubro de 2010

Há ocasiões onde não cabe mais um sermão de 40 minutos!



Quando acabei de ler "Man of Vision", estava em casa nesse fim de semana e os outros livros que estavam a minha espera encontravam-se no escritório. Assim, fui à minha biblioteca procurar algo pra ler no domingo e encontrei esse livreto, do Carlos Queiroz, que eu já havia lido. Decidi reler ele, já que é bem pequeno!

Ele é mais um roteiro para "leitura orante comunitária" da Bíblia. Não tenho dúvidas de que escolhi reler esse livreto porque na sexta-feira eu participei de uma sessão de leitura orante, mais ou menos nos moldes do roteiro desse livreto, liderada por Harold Segura, que muito me abençoou.

Eu lembro de ter coordenado apenas três vezes uma leitura orante comunitária: uma num grupo pequeno na minha casa com os amigos de ministério; outra numa virgília em Aldeia, com amigos da igreja; e outra em Porto de Galinhas na casa de uma grande amiga.

Decidi que preciso fazer mais isso! As pessoas, especialmente nas igrejas, chegam a um momento em que, racionalmente, já sabem de muita coisa na teoria. Qualquer mensagem que você possa trazer já lhes é conhecida e as "novidades" restringem-se a um ou outro insight, mas que não muda em nada a mensagem do evangelho, que é uma só!

Para essas pessoas, o mais relevante é ter uma experiência de como a Palavra de Deus pode ser alimento para as suas vidas de maneira especial.

Além do mais, o líder pode exercitar a liderança de serviço, onde ele fala o menos possível. Vivemos dias em que as pessoas não se conectam muito, não têm tanta oportunidade de se expressar em comunidade. Tudo é muito virtual, inclusive amizades etc.

Na leitura orante comunitária, a pessoa é protagonista da própria mensagem de Deus; ela não precisa ficar ouvindo a mesma pessoa falar por 40 minutos; ela pode ser usada por Deus para abençoar outras vidas ao mesmo tempo em que ela é alimentada pela Palavra de Deus.

Eu sei que há ocasiões em que isso não pode ser feito. Reuniões com mais de 40 pessoas...reuniões muito formais etc...mas há muitas oportunidades para se praticar essa "lectio divina" comunitária e eu estou disposto a resgatar isso no meu ministério!

5 comentários:

Unknown disse...

Eu de novo irmão,

Realmente nos envolvemos tanto com leitura, que precisamos cuidar de não esquecer o relacionamento com Deus e eu nunca tinha antenado para esse exercício de leitura. Deus continue te abençoando. Vou fazer meu blogg tb. estou lendo agora Pra que Serve DEUS, e relendo Autoridade Espiritual. Espero compartilhar mais com vc. Fica na Paz

Ivanzinho disse...

Quando tiver o blog me avise...um abraço...

Anônimo disse...

Ivan, visita o blog www.pcpropositos.blogspot.com
Miguel

Ivanzinho disse...

Miguel, esse link não abriu.

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado