11 de outubro de 2010

Não é fácil ver além do que todos podem ver, mas é possível!



Sábado eu acabei de ler "The Leading Edge", que é a história do Instituto Haggai. Eu ganhei esse livro do pastor Miguel Cox, há muito tempo atrás (mais de dez anos). Ele me deu quando retornou da sua imersão nesse Instituto, uma vez que eu tinha muita vontade de fazer também essa jornada.

Desde então eu me apliquei e fui selecionado para ir, mas a minha agenda de noivo/esposo/pai/pai²/pai³/advogado nunca permitiu que eu passasse 30 dias longe de Recife para esse treinamento.

Eu reencontrei esse livro quando estava arrumando a minha biblioteca e decidi ler, simplesmente porque está escrito em inglês e eu queria praticar. Tinha acabado de ler "Man of Vision" em inglês, e como notei dificuldade, vi que precisava estar praticando.

Mas acabou que o livro não serviu só para praticar inglês. Como o livro é um registro histórico (quase a "biografia" do Instituto Haggai), você acaba estudando a história recente do cristianismo, especialmente em relação a missões transculturais.

Na minha opinião, Dr. Haggai teve uma visão realmente muito além do seu tempo. Não era de se esperar que um homem como ele fosse desafiar dessa maneira a cosmovisão da sua comunidade e os princípios imperialistas que caracterizavam (ou caracterizam) as missões protestantes do século passado.
Ele entendeu, em suma, que a evangelhização seria mais efetiva se fosse realizada por líderes nacionais (e não estrangeiros) e por conseguinte, que o treinamento de liderança deveria ser realizado também por nacionais ou por outros líderes de países do terceiro mundo (majoritariamente), para evitar o sentimento de que outras questões além do evangelho estivessem em jogo.
Valeu a pena!

0 comentários: