9 de setembro de 2010

"É isso que acontece quando a liberdade das outras esferas é negada em nome da fé.”



O Maurício Cunha (http://mauriciocunha.blogspot.com/) achou que, além de “Cosmovisão Cristã e Transformação”, eu deveria ler ”Fé Cristã e Cultura Conteporânea”, para ampliar meus conhecimentos acerca dessa questão toda de “esferas de soberania” etc. Ele até separou alguns capítulos, mas eu decidi ler o livro todo, e não me arrependi.

Tratando da questão do senhorio e da soberania de cristo em tudo, o livro traz a seguinte pérola:

“O pássaro livre não é o que cisma de nadar; é o que se sujeita à vontade de Deus para ele, inscrita em seu instinto e em suas asas. Para ser soberano sobre si mesmo ele precisa se submeter à soberania criacional de Deus. Só assim ele será verdadeiramente livre.”

Recentemente entrei na polêmica de um vídeo que rolava na internet. Certamente escrevi sobre a clara influência desse livro, que diz que os cristãos erram quando dizem que:

“...a arte só tem valor quando é usada para salvar almas; ou que a política só é importante quando podemos usá-la para facilitar a pregação do evangelho...não é a toa que muitos cristãos e incrédulos vêem o cristianismo como uma forma de opressão. É isso que acontece quando a liberdade das outras esferas é negada em nome da fé.”

É fato que a igreja erra quando tenta impor sua esfera de responsabilidade sobre outras esferas (constantinismo); por exemplo, a ação social tem a sua própria esfera de soberania; não tem que demonstrar eficácia evangelística.
Erra quando prioriza outra esfera que não é a sua (secularismo); nada pode tomar, na igreja, o lugar da pregação da fé! E erra quando se isola (fideísmo).

Mais adentro, falando sobre a vida e obra de Hans Rookmaaker, o livro trata de como a arte não precisa de justificativa. Embora a arte nunca esteja desconectada da realidade, não sendo “arte pela arte”, é importante que se respeite a esfera de soberania artística com suas peculiaridades e princípios soberanos.

Chegando perto do final, o livro trata da questão do narcisismo, inclusive no contexto brasileiro, alertando que:

“...Quanto mais perdemos nosso senso de conexão com a história, mais estamos presos à perspectiva narcisista. Isso acontece porque a história fornece as bases teóricas que demonstram que o mundo é maior do que eu.”

Eu acho que com essas citações, eu nem preciso dizer se gostei do livro e se o considero relevante.

0 comentários: